Movimento internacional de conscientização para a prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa, foi lançado em 1990 em Nova York pela Fundação Susan G Komem for the cure. Desde então, a campanha é realizada anualmente e tem por objetivo promover a conscientização sobre a importância de olhar com atenção para a saúde, encorajando as mulheres a realizarem seus exames preventivos, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete a população feminina brasileira, ( atenção aos homens, que não ficam de fora dessa estatística, representando 1% do total dos casos). É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor maligno com potencial de invadir outros órgãos.
Há vários tipos de câncer de mama, alguns de progressão rápida, e outros de progressão lenta e assintomática. Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.
Segundo o Ministério da Saúde, mulheres com 40 anos ou mais devem procurar um serviço médico de referência para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, mulheres, entre 50 e 69 anos, mesmo que não apresentem sinais e sintomas, devem realizar pelo menos uma mamografia a cada dois anos. A mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. O SUS oferece exame de mamografia para todas as idades, conforme indicação médica. Mulheres com risco elevado de câncer de mama devem conversar com seu médico para avaliação do risco e definição da conduta a ser adotada.
A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas é fundamental para a detecção precoce do câncer da mama. A mais importante batalha contra o câncer de mama é a prevenção. Se Cuida!
Comments