O dia 28 de junho é marcado como data símbolo da luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.
É sempre bom lembrar a origem - Em Nova York no ano de 1969, a Revolta de Stonewall foi um marco da luta pela dignidade das pessoas, na perspectiva da igualdade de direitos e emancipação de todos com respeito à sua individualidade e à diversidade humana.
Essa luta trouxe os avanços que temos hoje e virou motivo de celebração.
E a Aviva celebra essa data, não só hoje, mas em todos os dias, servindo para o bem com ações que contribuem nessa luta, se posicionando contra todas as formas de preconceitos, discriminações e violências, mas também iniciando importantes mudanças internas, confira:
Estamos no início de um processo de Diversidade Equidade e Inclusão. Para nos auxiliar nessa caminhada, contamos com uma assessoria especializada no assunto, que tem nos diagnosticado e proposto melhores práticas para evolução da pauta.
Criamos um comitê de diversidade, formado por associados e associadas, para zelar pelas ações, participando e colaborando na construção de um ambiente mais diverso e inclusivo.
Uma conquista recente é que agora podemos ser reconhecidos como realmente somos. Nossa política interna permite que os associados ou associadas usem no crachá, o nome social, sem necessidade de documento oficial que comprove essa mudança, afinal o processo legal pode levar anos, mas sua existência, não.
Pensando na conscientização, o cinema é uma forma muito boa de começar a entender e se juntar à causa e a luta contra a homofobia ou qualquer outro tipo de preconceito. Por isso recomendamos alguns documentários e filmes disponíveis em plataformas de streaming, para que você se inteire mais do assunto e compreenda as dores da Comunidade LGBTQIA+.
Laerte-se (2017)
O documentário conta a história de Laerte, que passou quase 60 anos se expressando e sendo identificada como homem, até que decidiu revelar sua identidade de mulher transexual. Uma das artistas mais reconhecidas do Brasil, Laerte teve três filhos e passou por três casamentos.
Conceitos-chaves: Transexual, autobiografia.
Disponível em Netflix
Milk, a voz da igualdade (2018)
Baseado em uma história real, retrata os Estados Unidos na década dos anos 70 e conta a história de Harvey Milk, que enfrenta violência e preconceito quando decide morar com seu namorado, em San Francisco, onde abrem uma loja de revelação fotográfica.
Conceitos-chave: Aliado, gay, homofobia, igualdade de direitos.
Disponível em Youtube
Bixa Travesti (2018)
Conta a história de Linn da Quebrada, cantora transexual em sua incessante luta pela desconstrução de estereótipos de gênero, classe e raça.
Conceitos-chave: Transexualidade, travesti, homofobia, estereótipos de gênero e interseccionalidade.
Disponível em Youtube
É importante ressaltarmos: aqui na Aviva, estamos criando um espaço onde você pode ser quem você realmente é.
Até a próxima!
Comments